Ambientes integrados

Cada vez mais comum em casas e apartamentos, os ambientes integrados são uma ótima solução para quem não tem muito espaço e quer otimizar o que tem. A integração de ambientes é muito mais do que quebrar paredes, é uma ação que exige planejamento e harmonia. Em alguns casos é possível ganhar mais espaço apenas com uso de mobiliário e acessórios.

A retirada de paredes garante a amplitude visual e física dos espaços, aumenta a circulação para moradores e visitas, torna os ambientes mais arejados e costuma tornar o dia a dia mais prático. Para quem recebe muitas visitas em casa, integrar os ambientes garante que várias atividades sejam feitas sem que as visitas se desloquem pela casa, mas deve se levar em conta que esse tipo de ambiente diminui a privacidade, proporciona pouco isolamento visual e acústico.

A decoração para ambientes integrados deve ser harmoniosa, sendo escolhida com cuidado para que não fique pesada e seja coerente para ambas as partes.

Os cômodos mais comuns a serem integrados são cozinhas e sala, formando uma das melhores combinações de ambientes. Ao se optar pela integração deve se levar em conta que a cozinha passa a ser parte da sala e ela deve estar sempre organizada. Uma das formas mais tradicionais de integra-las é removendo a parede que as separa. Entre os dois ambientes é interessante a colocação de uma ilha, a qual serve de apoio para o cooktop ou cuba ou então uma bancada que poderá servir de mesa se for acompanhada de banqueta.

Cozinha e sala integrados, separados pelo uso de bancada com banquetas. (Imagem Loja Dekori Planejados-Santos-SP)

Para quem gosta do contato com a natureza, integrar a sala com a área externa é uma boa opção. Ao optar por grandes portas e janelas na parede que separa a sala do jardim, por exemplo, se tem a possibilidade de uma abertura completa ou parcial, dando maior flexibilidade ao ambiente. O uso de portas de vidros por essa extensão é uma boa dica, pois integra o ambiente e o protege nas intempéries.

A integração entre sala e quarto é mais comum em pequenos apartamentos e para pessoas que moram sozinhas. Nestes ambientes costuma-se usar uma mobília que demarque os espaços, mas sem perder a ideia de integração, geralmente são estantes vazadas que servem de apoio para objetos da sala e do quarto. Neste tipo de situação a organização deve ser priorizada.

O escritório conjugado ao quarto se adequa melhor do que ele conjugado a sala, tendo em vista que o escritório necessita de um espaço com mais privacidade e isolamento. O uso de móveis planejados é uma ótima dica para a criação de painéis e estantes que farão um fechamento parcial entre os dois ambientes, criando maior privacidade para o escritório, mas sem deixá-lo separado do quarto.

Quartos com closet são lindos e estão super em alta. Porém não aquele closet fechado com portas e paredes parecendo um grande armário, mas sim aqueles que contém prateleiras e estantes, que, combinadas entre si, delimitam sua área e oferecem mais praticidade. E na Boa Vista o novo sistema de closet é ideal para a integração desses dois ambientes.

A integração da cozinha com a área de serviço pode ser feita harmoniosamente com o uso de elementos vazados, como o cobogó, que é decorativo e muito funcional para a ventilação, como com painéis usinados da Boa Vista, que podem ser feitos exclusivamente para cada cliente.

A integração de ambientes proporciona muitas vantagens aos donos da casa, é uma ótima saída para quem adora receber visitas ou até mesmo para quem trabalha em casa. A criatividade e ousadia na hora de escolher os elementos de integração e decoração são peças essenciais para obter ambientes harmoniosos e funcionais. Porém é muito importante ter o acompanhamento de um profissional para estudar toda a modificação estrutural para a integração de cômodos, e também calcular se a troca de materiais ou mesmo a quebra de paredes não trará risco à construção.

Aproveite as dicas, inspire-se e planeje tudo com carinho, assim sua casa certamente ficará charmosa e moderna!

Orçamento Solicite seu orçamento