Como usar o tapete na decoração

Criar um ambiente aconchegante em nossa casa pode parecer difícil, mas com alguns detalhes é possível mudar a cara de um ambiente facilmente. Na sala de estar a peça chave é o tapete, pois arremata a decoração, delimita a área e dá aconchego e beleza ao espaço

Ao seguir algumas dicas, acerte as proporções, misture cores e estampas de forma harmoniosa e defina o melhor formato para sua tapeçaria. Para te ajudar separamos algumas dicas, que poderão te inspirar na mudança ou ambientação da sua sala.

1º Dica:

Compre seu tapete por último. Se a decoração está quase no fim, é a hora de escolher o tapete. Se a sala contém peças coloridas, como um sofá estampado ou listrado escolha um tapete liso e de tons neutros. Se os móveis forem “clean”, use uma tapeçaria colorida, com estampas, desenhos geométricos, enfim, com mais informação para dar cor e deixar o espaço mais interessante.

 

2º Dica

Você espera que o tapete seja destaque ou coadjuvante? Se pretende apenas complementar a decoração com o tapete, use cores neutras que conversem com a dos móveis. Para incrementar, escolha uma peça com texturas, como por exemplo, as de fibras naturais. Porém se deseja que o tapete seja o foco da sala, não será preciso criar uma combinação óbvia com o restante do espaço, mas tome cuidado e tenha sensibilidade na escolha das cores e estampas, para que o resultado tenha harmonia. Procure por lojas que dispõem de amostras para testar em casa, antes da compra.

 

3º Dica

Outro aspecto importante para se levar em conta na hora de escolher um tapete é o material utilizado em sua confecção. Além de avaliar o estilo da decoração analise se algum morador é alérgico e se o tapete é de fácil manutenção, para então escolher o tapete mais adequado. Com relação ao estilo, para salas mais sofisticadas, a lã ou a seda são boas opções, já em projetos mais despojados as tramas naturais de algodão, sisal e bambu caem bem. Agora, se você tem cachorro em casa, adquira uma peça de fibras sintéticas como o náilon, pois elas são mais resistentes e fáceis de limpar.

 

4º Dica

Para definir o tamanho adequado do tapete, leve em conta algumas regras básicas: as pontas do tapete devem ficar pelo menos 15 centímetros embaixo do sofá e poltronas. Essa forma de usar o tapete é muito útil se a sala não é tão grande e o sofá está colado a parede. Já em áreas grandes, com circulação por todos os lados, escolha uma tapeçaria que acomode sobre si todos os móveis. Para que o acabamento fique mais bonito, o ideal é que haja uma sobra de 30 cm para cada lado.

Orçamento Solicite seu orçamento