Cozinha: estilos e modelos

A cozinha é o coração da casa. Lugar de reunir a família ao redor da mesa, ter aquela conversa gostosa com os amigos, e o melhor, sempre acompanhado de uma comidinha. Que delícia!!

Esse espaço precisa de algumas qualidades únicas, necessita de móveis de cozinha adequados e deve ser resistente o suficiente para aguentar calor, vapor e movimentação de pessoas. Acima de tudo, deve ser um ambiente agradável e refletir o seu estilo. Permita-se a esse direito e você terá mais do que um lugar para cozinhar! 

Como sabemos, hoje as casas e apartamentos estão cada vez menores, e consequentemente as cozinhas já não tem todo aquele espaço que gostaríamos. A melhor solução para deixar tudo organizado, funcional, bonito e aproveitar bem o espaço, é fazer uma cozinha sob medida.  Mas o sob medida não é apenas para pequenos espaços, quem dispõe de uma ampla cozinha pode aproveitar muito o sob medida também, pois consegue dispor os móveis de forma harmônica no espaço.

Os modelos podem ser os mais variados possíveis, o que não faltam são opções, tudo vai depender do seu estilo, gosto e espaço.

As cozinhas americanas são as queridinhas do momento. Também conhecidas como cozinhas integradas, são cada vez mais comuns em novos imóveis. Não são apenas as casas pequenas que pedem cozinhas e salas de jantar ou sala de estar, no mesmo espaço, a integração deixa qualquer lugar mais prático e moderno, passando de um cômodo, que normalmente é restrito a poucos, a ser da área social. Nesse estilo é interessante ter algum móvel que delimite os espaços, mas que mantenha a ideia de integração. Ao usar uma bancada ou ilha, ela divide os espaços e serve de mesa ou de apoio para alimentos e utensílios enquanto cozinha.

As cozinhas em formato de U, são perfeitas para garantir o máximo de funcionalidade na disposição dos elementos, elas se adaptam em espaços estreitos ou amplos, mas sua utilização normalmente se dá em espaços mais amplos, resolvendo perfeitamente as necessidades dos moradores. Esse tipo de cozinha utiliza três paredes para apoiar os armários.

Há quem prefira uma cozinha no formato de corredor ou paralela. Esse modelo é aquele em que existem duas bancadas alinhadas, uma de frente para outra, geralmente conectam diferentes ambientes, por isso a necessidade do corredor. Esse modelo é utilizado em cozinhas estreitas e alongadas, mas com área suficiente para ter um corredor entre os armários de pelo menos 120 cm, possibilitando a passagem de duas pessoas.

O modelo de cozinha linear normalmente é utilizado quando a cozinha é estreita e longa. O ideal é que a pia fique no meio (entre fogão e geladeira) permitindo que estes dois fiquem separados e o meio funcione como espaço de apoio para estas duas áreas.

 

Há diversos modelos diferentes de cozinhas, mas além do modelo devemos pensar também no estilo que vamos querer para a nossa cozinha.

Algumas tendências vão e voltam ao longo do tempo. O que está voltando com tudo são as cozinhas de estilo clássico. Armários com puxadores cheios de estilo e ares de antigamente. Cozinhas com essas características estão cada vez mais presentes nas casas, inclusive nas mais modernas. As portas em estilo clássico servem como molduras para os eletrodomésticos de última geração, criando um diálogo harmônico entre passado e futuro. Na Boa Vista você encontra frentes e puxadores no estilo clássico para compor uma linda cozinha. O que não vai faltar são cores para você escolher, que vão do rosa ao preto, são 24 cores com acabamento brilho ou fosco.

Outro estilo que vem ganhando espaço é o industrial, desenhos brutos, instalações elétricas, tubulações aparentes e equipamentos pesados são marcas desse estilo, que tem feito sucesso mundo afora. É certo que essa tendência, prática e contemporânea, agrada mentes mais arrojadas e que não se preocupam em deixar muitos elementos à mostra. Afinal, é isso que leva personalidade ao espaço.

Orçamento Solicite seu orçamento