Milão 2015

O Salone del Mobile Milano aconteceu de 14 a 19 de abril, em 21 pavilhões. Dividiu as exposições nos segmentos de Design, Moderno, Clássico, Euroluce, Workplace 3.0 e Salone Satellite.

O que o Isaloni apresentou este ano? A tecnologia sempre está presente, seja no processo industrial onde percebe-se em cada produto nitidamente a perfeição nos detalhes e acabamentos como também nos acessórios que permitem a movimentação, multifuncionalidade e total interação do usuário. Como exemplo disso, apareceram novamente inúmeros sistemas elétricos integrados permitindo a movimentação de camas, abertura e fechamento de bancadas, portas, gavetas, etc. Sistemas já existentes porem cada vez mais aperfeiçoados ao mobiliário.  

Há sempre uma atenção especial ao público jovem, pessoas que moram sozinhas ou em espaços muito pequenos, apresentando mobiliários que otimizam ao máximo cada espaço e assim facilitam o dia-dia sem deixar o conforto de lado.

A iluminação está muito presente no mobiliário, não somente na parte interna como já conhecemos, mas também externamente nos puxadores dos móveis.

O mobiliário de forma geral está mais neutro, mas as cores ainda aparecem para dar vida ao ambiente principalmente no mobiliário voltado para um publico mais jovem ou despojado.

Em dormitórios, os closets estão em grande evidencia, a organização e otimização do espaço são apresentadas em estruturas metálicas componíveis, sem laterais, bases, portas e algumas vezes sem fundos, onde cada item pode ser ajustado conforme a necessidade de alturas e distancias entre si através de encaixes. Além de melhor analise visual dos itens guardados, este sistema de closet permite mais mobilidade e oferece mais funcionalidade.

O uso de diferentes materiais também é evidente, o modulado, ou planejados como conhecemos, não apresenta somente variações em chapas de aglomerados (material mais usado na fabricação de móveis na Europa), apresenta muito metal, vidro, couro, tecidos, laminas de madeira e destaque este ano para as laminas de pedras revestindo frentes e o corpo dos móveis.

No FuoriSalone, com exposições que acontecem espalhadas por toda cidade de Milão, paralelas ao Salão do Móvel na semana conhecida como Design Week, Brera atingiu um papel de destaque pois está localizada na área central da cidade. Circular por Brera é inspirador, sua arquitetura histórica cheia de charme e suas ruas estreitas revelaram grandes exposições de Design. Novamente em tecnologia, design e funcionalidade as cozinhas no Fuorisalone tiveram mais evidência, uma vez que a edição do Isalone com a Eurocucina acontecerá em 2016. A cozinha italiana tem ainda mais mobilidade e o inox vem sendo cada vez mais incorporado a sua estrutura deixando o madeirado em proporções menores. O conceito é ter cozinhas completas, super funcionais com todos os eletros e acessórios embutidos, porem onde tudo se possa revelar ou esconder num simples toque.  

Orçamento Solicite seu orçamento