Quartos Montessorianos

Ao montar o quarto para seu filho/a muitas são as dúvidas que surgem. Que cores usar, tema da decoração, tipo de berço, quais os móveis adequados, enfim, o que não faltam são detalhes para pensar.

Em meio a tantas opções a se seguir, iremos apresentar o método Montessoriano, desenvolvido por volta de 1907, por Maria Montessori, primeira mulher da Itália diplomada em medicina. Além de médica, Maria Montessori era educadora e seu método propunha a criação de um ambiente de aprendizado mais criativo. Seu trabalho enfatiza a importância de se criar um ambiente adequado para o desenvolvimento da criança, capaz de permitir a livre expressão de suas próprias experiências, desenvolvendo-se de forma espontânea, criativa e saudável.

Para ela o quarto dos pequenos deve ser estruturado de acordo com a ótica da criança e não do adulto, de forma que ela circule livremente no seu ambiente explorando as coisas que estão ao seu alcance.

Para a criação de um quarto Montessoriano algumas características devem ser seguidas:

- Em um quarto Montessoriano o berço é substituído por um colchão apenas, podendo este ser posto diretamente no chão, em cima de um estrado baixinho ou de um tatame de E.V.A. Para as crianças que costumam rolar a noite, pode ser feita uma proteção em torno do colchão com travesseiros ou almofadas. Depois de crescerem um pouco, as crianças conseguem ultrapassá-la facilmente, nesse momento é possível apostar nas camas baixas.

 - A proposta de decoração Montessoriana, defende que é preciso tentar fazer com que tudo esteja ao alcance da criança e no seu campo visual, para que ela tenha acesso livre a todos os objetos e desenvolva autonomia. Por isso, abuse de estantes baixas, para colocar livros e brinquedos, cadeiras e mesas proporcionais ao seu tamanho e camas baixas, além de quadrinhos na parede e enfeites em geral.

 - Outra característica do método é o uso de pouco objetos, quanto menos melhor. Os pais devem ter em mente que o quarto precisa ser organizado e poucos objetos devem ser oferecidos por vez. Uma dica para cumprir a meta é fazer um rodízio de brinquedos que ficam ao alcance da criança.

 - Para estimular visualmente o bebê, aposte em móbiles pendurados em cima da cama. No início, o recém-nascido não consegue focar coisas que estão muito longe, por isso, o móbile deve estar a 30 cm do bebê. Além disso, no primeiro mês, o ideal é que o objeto seja preto e branco, com diferentes formas e padrões. Mais tarde, podem ser introduzidas outras cores.

 - Uma característica marcante no quarto montessoriano é o espelho. Ele serve para que a criança possa se conhecer e entender que é uma pessoa distinta da mãe. Quando ela ainda não engatinha, esse espelho pode ser instalado na horizontal, ao lado da cama. Mais tarde, pode ficar na vertical, em outra parede. Para garantir a segurança dos pequenos, é importante que esse espelho seja de acrílico e fique bem fixado à parede. 

Agora com as principais características de um quarto Montessoriano em mãos, pode por em prática sua criatividade para deixar o quarto do seu pequeno ainda mais aconchegante, e com o seu toque pessoal de decoração.

Orçamento Solicite seu orçamento