Integrar ambientes para aproveitar ao máximo o que tem
Cada vez mais comum em casas e apartamentos, os ambientes integrados são uma ótima solução para quem tem pouco espaço e quer aproveitar ao máximo o que tem. A integração de ambientes é muito mais do que quebrar paredes, é uma ação que exige planejamento e harmonia. Em alguns casos é possível ganhar mais espaço apenas com uso de mobiliário e acessórios.
A retirada de paredes garante a amplitude visual e física dos espaços, aumenta a circulação para moradores e visitas, torna os ambientes mais arejados e costuma tornar o dia a dia mais prático – ainda mais se tiver animais de estimação e crianças -. Para quem recebe muitas visitas, integrar os ambientes garante que várias atividades sejam realizadas sem que as pessoas tenham a necessidade de desloquem-se de um cômodo ao outro, mas deve ser considerado que esse tipo de ambiente diminui a privacidade, proporciona pouco isolamento visual e acústico. A decoração para ambientes integrados deve ser harmoniosa, sendo escolhida com cuidado para que não fique pesada e seja coerente com os móveis e para ambas as partes.
Cozinha e Sala
Os cômodos mais comuns a serem integrados são cozinhas e sala, formando uma das melhores combinações de ambientes. Ao se optar pela integração deve se levar em conta que a cozinha passa a ser parte da sala e ela deve estar sempre organizada. Uma das formas mais tradicionais de acontecer essa união é removendo a parede que as separa. Entre os dois ambientes é interessante a colocação de uma ilha, a qual serve de apoio para o cooktop ou cuba ou então uma bancada que poderá servir de mesa se for acompanhada de banqueta, e ainda, aproveita-se de todos os armários inferiores para armazenamento de utensílios de cozinha e comida.
Para quem gosta do contato com a natureza, integrar a sala com a área externa é uma boa opção. Ao optar por grandes portas e janelas na parede que separa a sala do jardim, por exemplo, se tiver a possibilidade de uma abertura completa ou parcial, dará maior flexibilidade ao ambiente. O uso de portas de vidros por essa extensão é uma boa dica, pois integra o ambiente e o protege nas intempéries.
Cozinha e lavanderia integrada
Esta integração pode ser feita harmoniosamente com o uso de elementos vazados, como o cobogó, que é decorativo e muito funcional para a ventilação, como com painéis usinados da Boa Vista, que podem ser feitos exclusivamente para cada cliente.
A integração de ambientes proporciona muitas vantagens aos donos da casa, é uma ótima saída para quem adora receber visitas ou até mesmo para quem trabalha em casa. A criatividade e ousadia na hora de escolher os elementos de integração e decoração são peças essenciais para obter ambientes harmoniosos e funcionais. Porém é muito importante ter o acompanhamento de um profissional para estudar toda a modificação estrutural para a integração de cômodos, e também calcular se a troca de materiais ou mesmo a quebra de paredes não trará risco à construção.
Sala e quarto conjugado
A integração entre sala e quarto é mais comum em pequenos apartamentos e para pessoas que moram sozinhas. Nestes ambientes costuma-se usar uma mobília que demarque os espaços, mas sem perder a ideia de integração, como divisórias, biombos ou estantes vazadas que servem de apoio para objetos da sala e do quarto. Neste tipo de situação a organização deve ser priorizada e o uso de móveis planejados auxilia muito no aproveitamento máximo de espaço.
Escritório e quarto integrado
O escritório conjugado ao quarto se adequa melhor do que ele conjugado a sala, tendo em vista que o escritório necessita de um espaço com mais privacidade e isolamento e, de certa forma, o quarto também. O uso de móveis planejados é uma ótima dica para a criação de painéis e estantes que farão um fechamento parcial entre os dois ambientes, criando maior privacidade para o escritório, mas sem deixá-lo separado do quarto.
Quarto e closet
Quartos com closet são lindos e já algum tempo estão sendo muito usados. Porém não aquele closet fechado com portas e paredes parecendo um grande armário, mas sim, aqueles que contém prateleiras e estantes, que, combinadas entre si, delimitam sua área e oferecem mais praticidade, leveza e funcionalidade. E na Boa Vista o novo sistema de closet é ideal para a integração desses dois ambientes.
Aproveite as dicas, inspire-se e planeje tudo com carinho, assim sua casa certamente ficará prática, charmosa e moderna!