CASA COM SIGNIFICADO

BLOG

Como em qualquer outra profissão, nós arquitetos estamos em constante renovação, sempre antenados às novas tendências, materiais, cores e tecnologias. Mas com a execução de projetos de interiores ao longo da minha trajetória profissional, fui mudando alguns conceitos e percepções dentro da arquitetura de interiores.

Muitas vezes, na busca por ambientes modernos, dentro das tendências atuais, ou daquelas que estampam as revistas e perfis de decoração no Instagram, acabamos por criar ambientes que não nos identificamos, ambientes sem personalidade.

Você já parou para pensar se a tua casa reflete quem você é? Qual o seu estilo de morar? Qual o estilo da sua casa?

Existe uma clara relação entre o modo como você se sente e a estética do ambiente. Morar em um ambiente que te traga felicidade, segurança e no qual você se reconheça é extremamente importante para o seu bem-estar. E isso não tem relação com o quanto se gasta na decoração da casa, pois nem sempre a pessoa que tem a casa mais linda foi a que gastou mais. Estilo, arte, criatividade e olhar são peças chaves para um ambiente belo e muitas vezes não são necessários grandes investimentos para alcançar isso. 

Além disso, nossas casas contam muito de nossas histórias, muitos momentos especiais são vivenciados ali. E nesse sentido, uma cômoda que herdamos dos avós ou algum quadro que trouxemos de viagem, devem ser integrados à decoração de forma harmônica e ordenada com o intuito de resgatar nossas memórias e dar ainda mais personalidades ao ambiente.

Nossa relação com a casa ficou ainda mais próxima depois da pandemia, na qual as pessoas vinham se dedicando ao trabalho e ao lazer em um ritmo, que aos poucos, a residência tornou-se um lugar de pouso. Os moradores às vezes só prestavam atenção nas suas casas em fins de semana e, nesse contexto, as pessoas começaram a analisar diversos pontos que podem ser melhorados em suas casas e com isso veio o desejo de reformar.

Projeto @alchieriplanejados

Caso você se sinta um pouco perdido nesse processo, minha dica é: comece colocando sua casa em ordem. Organize sua casa, coloque fora aquilo que não faz mais sentido pra você, ou que esteja estragado. O capricho com a casa reflete diretamente na sua postura com a vida e no seu bem-estar. Isso pode ser feito da forma mais simples que for, pois o cuidado e a atenção não estão relacionados ao luxo, mas sim com coisas simples, como uma mesa posta. 

Outros pontos que podem melhorar muito sua casa e sem obras é: trocar as lâmpadas brancas por amarelas, isso trará uma sensação de mais conforto e aconchego; traga plantas para dentro de casa, um vaso de flor dá um charme todo especial para o seu lar, e por último, pendure quadros na parede, isso deixará seu ambiente único e com sua personalidade. 

Foto @paulo_pedron

Para inspirações, pesquise por referências de ambientes dos quais você se identifique e arquive essas imagens, assim fica mais fácil entender qual é o seu estilo e adaptar os ambientes da sua casa com peças que você já tem ou na aquisição de novas.

Texto : Leticia Lorenzi – Arquiteta e Urbanista

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Você também pode gostar

Veja mais
Arquitetura & Decoração

A MUDANÇA DA COZINHA COM O TEMPO

As cozinhas, desde os primórdios, são locais de aconchego, longa permanência, reunião e troca de informações. Sabe-se que elas surgiram com as necessidades pessoais e

LEIA +

João Pedro Werlang, 50 - Centro Nova Boa Vista - RS

(54) 3360-1008 Seg a Sex 7h30 às 11h45 I 13h00 às 17h30

LINKS

Sobre

Lojas

Seja um Lojista

Show Room Virtual

Catálogo

Revista Virual

Cores

Contato

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.