A tendência dos micro-apartamentos do mercado imobiliário nas grandes cidades

BLOG

Quando se trata de escolher como e onde morar, as opções são vastas: Apartamentos, casas, co-living, micro-apartamentos, casas container, tiny houses etc, abrangendo as diferentes personalidades e necessidades de cada indivíduo. 

O mercado imobiliário está em constante mudança para se adaptar às mudanças demográficas que ocorrem.  As pessoas estão ficando solteiras por mais tempo, tendo filhos mais tarde e escolhendo morar mais perto de seus trabalhos ou em grandes centros urbanos devido a suas praticidades. Em resposta a essas mudanças, as cidades se adaptaram e adotaram novas tendências como os micro apartamentos em um esforço para criar unidades mais acessíveis. 

Os micros apartamentos estão se tornando a nova tendência, principalmente para os millennials que se interessam muito mais pela localização. 

Em geral, há uma grande mudança dos millennials para locais urbanos em cidades de 24 horas.  Além da localização e desejo de privacidade, há um forte atrativo econômico para esses conjugados.

 As unidades precisam ser projetadas para maximizar o espaço útil que varia de 18 a 30m². Basicamente, as pessoas que os alugam ou compram, não querem se sentir como se estivessem em um quarto de hotel. Eles ainda precisam de espaço suficiente para compor uma cozinha com geladeira grande, banheiro completo, espaço de refeições, sala e office.

Projeto @moveisboavistapf

Também é provável que haja muitos móveis embutidos, espaços de armazenamento e mobiliário articulado, aproveitando todo o pé direito.  Em geral, esses conjugados devem oferecer uma ampla gama de comodidades para que se possam viver até duas pessoas confortavelmente. Os investidores e fornecedores devem sempre manter esses detalhes em mente ao investir em micro apartamentos para ter sucesso.

A tendência desses micros apartamentos com a sua arquitetura de interior particular, está mudando vários setores à medida que as pessoas estão ficando alienados a ideia de um estilo de vida mais minimalista. 

Principais itens a serem elencados, nesta tendencia:

CUSTO: Obviamente, quanto menor for a sua casa, menores os custos pela construção, impostos, seguros, condomínio etc. 

Além disso, quando se trata de despesas diárias, as pessoas que optam por desfrutar de uma vida compacta, usarão muito menos eletricidade e custos de manutenção.

ORGANIZAÇÃO: Mais pessoas estão buscando viver uma vida simples. É lógico que quanto mais espaço nos permitimos ter, mais tentados a preenche-lo com itens desnecessários e materialistas.  Para as pessoas que adotam o estilo de vida mínimo vivendo em ambientes pequenos, ser acumulador e desorganizado tornam-se incompatíveis. 

ESCASSEZ DE ESPAÇOS URBANOS: Em capitais e cidades comerciais, a uma grande escassez de espaço e se tornam natural o crescimento dos micros apartamentos. Embora a vida urbana tenha algumas desvantagens, os compradores de primeira viagem e os jovens inquilinos estão sempre procurando morar nesses locais privilegiados sem pagar preços altíssimos.

VIDAS OCUPADAS: Se você trabalha longas horas, estuda e ainda tem uma agenda social lotada, sua casa naturalmente se torna um lugar para descanso e armazenamento de itens pessoais.

ECOLOGICAMENTE MAIS CORRETO: O estilo de vida minimalista, adota uma vida mais funcional, sem excedente e consumismo intensivo fazendo com que as pessoas façam escolhas éticas e/ou financeiras visando reduzir o consumo. Muitos resíduos podem ser economizados morando em um micro apartamento, mantendo o uso de móveis e energia no mínimo necessário.

DESIGN INTELIGENTE: Os micros apartamentos estão alavancando muitas ideias inovadoras para vidas mais inteligentes e funcionais. Com soluções de armazenamento vertical, móveis multifuncionais, e moveis planejados onde em um pequeno espaço pode-se acomodar tudo o que você precisa, sem perder o conforto e a praticidade de ambientes grandes.

Claro que estamos falando de tendências, um conceito vivo de muitos, em tempos de urbanização, mas fique atentos a esses insights para novas oportunidades.

Texto: Arq. Gemile Nondillo
Texto: Arq. Gemile Nondillo

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Você também pode gostar

Veja mais
Dicas

Organização do closet no inverno

Quando o assunto é Closet e organização, visualizar as peças que temos se torna fundamental para garantir composições inteligentes e que sejam versáteis. Os móveis

LEIA +
Arquitetura & Decoração

CASA COM SIGNIFICADO

Como em qualquer outra profissão, nós arquitetos estamos em constante renovação, sempre antenados às novas tendências, materiais, cores e tecnologias. Mas com a execução de

LEIA +
Arquitetura & Decoração

Revelações de um quarto feminino

E assim os sonhos vão se realizando… A transição entre o mundo infantil e adolescência acaba tendo reflexos comportamentais, em atitudes, nos gostos pessoais e

LEIA +

João Pedro Werlang, 50 - Centro Nova Boa Vista - RS

(54) 3360-1008 Seg a Sex 7h30 às 11h45 I 13h00 às 17h30

LINKS

Sobre

Lojas

Seja um Lojista

Show Room Virtual

Catálogo

Revista Virual

Cores

Contato