Quando o assunto é Closet e organização, visualizar as peças que temos se torna fundamental para garantir composições inteligentes e que sejam versáteis.
Os móveis que são planejados de acordo com a nossa necessidade, facilitam a visualização dos itens e otimizam os ambientes existentes dentro de casa.
Pensando ainda em facilitar a rotina e manter o closet bem organizado, algumas dicas são essenciais, principalmente no inverno, uma vez que as característica desta estação podem influenciar negativamente sobre a durabilidade de roupas, calçados e acessórios.
Sachês perfumados e sabonetes que, geralmente, são colocados em gavetas ou pendurados entre as peças, podem trazer umidade e atrair traças. Substitua por saquinhos de tule com giz, que são a base de cal e muito eficientes contra umidade.
O hábito de deixar o Closet aberto para arejar, também merece atenção. Certifique-se que o dia está seco, e evite deixar as portas abertas após um período chuvoso, uma vez que no ar ainda existem partículas de água que podem gerar mofo e umidade nas peças.
Outro cuidado para evitar tranças e baratas é não ter nenhum tipo de papel no closet, sejam caixas de sapato, rolinhos de papel. Por isso, a vantagem de termos um espaço planejado de acordo com as nossas necessidades.
No que se refere a casacos, estes devem ser sempre protegidos com uma capa de TNT – nunca com capa plástica, pois o plástico veda a passagem de temperatura e transpira,transmitindo bolor e umidade à roupa. Para casacos e peças mais pesadas, invista em cabides de madeira que são mais resistentes e não quebram.
Para otimizar o espaço e organizar as peças, minha principal indicação é o uso de cabides iguais (mesmo material e espessura), e que os mesmos sejam acomodados na mesma posição, visualmente, o efeito fica incrível e o espaço dentro do closet é otimizado.
As peças de lã e fios devem ser dobradas, uma vez que o cabide pode deformá-las. Calças, camisas e vestidos devem ser pendurados em cabides, de forma individual, para facilitar a visualização.
Destine os pequenos espaços para lenços, cintos (que preferencialmente devem ficar enrolados e nunca dobrados) e acessórios como joias, relógios.
Os acessórios devem estar, preferencialmente, em gavetas ou nichos forrados com tecidos suaves como o veludo. Isso ajuda a manter as peças intactas, evitando riscos e desgastes da pedraria e do metal.
Acomodar as peças de forma adequada contribui para que elas se mantenham conservadas por muito mais tempo.