Metas e controle para a saúde financeira da sua loja de planejados

BLOG

Gerenciar uma loja de planejados vai muito além de ajudar no fechamento de vendas. Este trabalho requer uma análise de dados bastante ampla e necessária para que se possa entender o passado e projetar o futuro do negócio.

Diversas mudanças ocorridas nos últimos anos – e chegaram ao nosso segmento – nos fizeram repensar estratégias e avaliar os resultados com muito mais profundidade do que estávamos acostumados. 

Hoje, podemos afirmar que vender não é mais suficiente pois a saúde financeira do nosso negócio depende de ações planejadas e, principalmente, da revisão de resultados gerados por ela. Sempre que fechamos o faturamento de um mês é comum avaliar o lucro das vendas, porém, mais importante que isso é entender a verdadeira LUCRATIVIDADE das ações e seus resultados, afinal de contas, não estamos falando em vender mas sim em ter saúde financeira no contrato assinado.

Análises como: ticket médio e taxas de conversão são uma excelente forma de provisionar resultados, pois um mês de muitas vendas pode não cobrir o vazio financeiro deixado por aqueles em que não chegamos na meta. Isso significa que um olhar atento à gestão financeira do negócio precisa ser um exercício diário, avaliando investimentos e canais de retorno com o objetivo de quantificar o ROI das operações. 

Em diversos momentos já nos perguntamos: 

Será que esta venda foi realmente lucrativa? 

Bom, aí estão os números para nos dar a certeza dessa resposta. Um fator que precisamos levar em consideração neste momento é o custo embutido em cada cliente, ou seja, quanto custou para que este cliente chegasse à loja e efetivasse uma compra. Não estamos falando em dividir o custo fixo pelo número de vendas, mas sim em quantificar os resultados das ações de prospecção de mercado.

O mercado oferece sistemas maravilhosos que podem nos ajudar nesta avaliação, assim como uma boa planilha de excel também pode ser um ponto de partida para esta análise. Independente do modelo utilizado o mais importante é que os dados sejam cadastrados de forma fidedigna, transparecendo a realidade.

Não basta olhar os resultados pelos índices mais fáceis ou fazer captação de forma simplificada, é necessário encontrar meios que nos tragam resultados reais na composição financeira do negócio, por isso, a lucratividade de uma operação não se baseia apenas no lucro, mas sim no desconto dos custos que esta venda implica (RT, patrocínios e afins).

Um exemplo simples e prático, são os apartamentos decorados que não são incorporados aos custos operacionais do negócio (um erro). Ao medir sua eficácia e comparar com a de outras formas de atrair clientes, é possível compreender qual canal tem melhor resultado, não apenas em vendas mas na gestão financeira aplicada à ação.

Gerenciar números é uma habilidade necessária na gestão de uma loja de planejados, mantenha seu sistema sempre atualizado e faça o cruzamentos das informações para entender tudo que se passou e projetar resultados futuros. Não tenha medo das planilhas, elas podem lhe apresentar resultados maravilhosos e potencializar ainda mais o seu negócio. 

Texto: Luis Henrique Roman https://www.instagram.com/naduvidaouse/

Veja mais em https://boavistaplanejados.com/dicas-de-ferramentas-para-gestao-financeira-de-lojas-de-planejados/

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Você também pode gostar

Veja mais
Dicas

Organização do closet no inverno

Quando o assunto é Closet e organização, visualizar as peças que temos se torna fundamental para garantir composições inteligentes e que sejam versáteis. Os móveis

LEIA +
Arquitetura & Decoração

CASA COM SIGNIFICADO

Como em qualquer outra profissão, nós arquitetos estamos em constante renovação, sempre antenados às novas tendências, materiais, cores e tecnologias. Mas com a execução de

LEIA +

João Pedro Werlang, 50 - Centro Nova Boa Vista - RS

(54) 3360-1008 Seg a Sex 7h30 às 11h45 I 13h00 às 17h30

LINKS

Sobre

Lojas

Seja um Lojista

Show Room Virtual

Catálogo

Revista Virual

Cores

Contato