Entrevista CasaCor

BLOG

Nome Completo; Vinicius Ferreira
Profissão; Designer de Interiores
Ambiente Desenvolvido; Cozinha Dona Benta

Sobre a mostra

Criada em 1999 por Neuma Figueiredo do Instituto Cor da Cultura, a CASACOR Ceará atingiu a maioridade em 2017 abrindo ainda mais espaço para os principais arquitetos, designers de interiores e paisagistas do estado exporem seus trabalhos a um público cada vez maior – em 2015, por exemplo, a CASACOR Ceará chegou a registrar público recorde de 43 mil pessoas.

Ao longo dos anos, a mostra percorreu diferentes imóveis na capital Fortaleza. Alguns deles importantes obras arquitetônicas da cidade, como o Palacete do Barão de Camocim, conhecido como Solar do Barão (edição 2016). Desde de 2011, a mostra está sob o comanda exclusivo de Neuma Figueiredo, com auxílio dos filhos Victor e Carolina Figueiredo Guimarães.

Em 2018, a mostra ocorre na Rua Visconde de Mauá, 1000, no bairro Aldeota em um terreno de 10 mil m² de área. O local abriga uma residência e um prédio comercial, ambos projetados, em 1969, pelo arquiteto Acácio Gil Borsoi. Além das construções, o espaço possui um jardim de desenho original assinado pelo renomado Roberto Burle Marx. 

Guiados pelo tema A Casa Viva, 73 profissionais projetam 54 espaços que acolhem o público. O foco neste ano foi a valorização da cultura e da arte cearense, do morar, das experiências e também da relação entre ambiente, natureza e pessoas.

Em 2019, o tema Planeta Casa se encontra com a arquitetura e o paisagismo da casa que recebe a mostra. Com 10.000 m², o imóvel de 1969 foi projetado pelo arquiteto carioca Acácio Gil Borsoi e conta com um jardim assinado por Roberto Burle Marx, contemplando um conjunto de plantas e lagos concebidos por um dos maiores paisagistas do século XX.

CONCEITO

A Cozinha Dona Benta é inspirada no resgate de elementos naturais, fazendo uma releitura das bancadas de cozinhas tradicionais, com espaços integrados. A harmonia é essencial para receber convidados. Os tons mais escuros e terrosos, unificados com estruturas metálicas, tornaram o espaço moderno e arrojado, indo além da funcionalidade. Os detalhes remetem ao passado, às emoções vividas através dos sentidos. Na identidade olfativa do ambiente, a baunilha desperta as memórias do bolo da vovó. O regionalismo é sentido na textura das panelas de barro e nas luminárias feitas com matérias-primas cearenses, que evidencia a personalidade forte da cultura local.

Projeto que mais se destacou na Casacor Ceará, escolha do público como melhor ambiente.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Você também pode gostar

Veja mais
Arquitetura & Decoração

CASA COM SIGNIFICADO

Como em qualquer outra profissão, nós arquitetos estamos em constante renovação, sempre antenados às novas tendências, materiais, cores e tecnologias. Mas com a execução de

LEIA +
Arquitetura & Decoração

Revelações de um quarto feminino

E assim os sonhos vão se realizando… A transição entre o mundo infantil e adolescência acaba tendo reflexos comportamentais, em atitudes, nos gostos pessoais e

LEIA +

João Pedro Werlang, 50 - Centro Nova Boa Vista - RS

(54) 3360-1008 Seg a Sex 7h30 às 11h45 I 13h00 às 17h30

LINKS

Sobre

Lojas

Seja um Lojista

Show Room Virtual

Catálogo

Revista Virual

Cores

Contato