Entrevista CasaCor

BLOG

Nome Completo; Vinicius Ferreira
Profissão; Designer de Interiores
Ambiente Desenvolvido; Cozinha Dona Benta

Sobre a mostra

Criada em 1999 por Neuma Figueiredo do Instituto Cor da Cultura, a CASACOR Ceará atingiu a maioridade em 2017 abrindo ainda mais espaço para os principais arquitetos, designers de interiores e paisagistas do estado exporem seus trabalhos a um público cada vez maior – em 2015, por exemplo, a CASACOR Ceará chegou a registrar público recorde de 43 mil pessoas.

Ao longo dos anos, a mostra percorreu diferentes imóveis na capital Fortaleza. Alguns deles importantes obras arquitetônicas da cidade, como o Palacete do Barão de Camocim, conhecido como Solar do Barão (edição 2016). Desde de 2011, a mostra está sob o comanda exclusivo de Neuma Figueiredo, com auxílio dos filhos Victor e Carolina Figueiredo Guimarães.

Em 2018, a mostra ocorre na Rua Visconde de Mauá, 1000, no bairro Aldeota em um terreno de 10 mil m² de área. O local abriga uma residência e um prédio comercial, ambos projetados, em 1969, pelo arquiteto Acácio Gil Borsoi. Além das construções, o espaço possui um jardim de desenho original assinado pelo renomado Roberto Burle Marx. 

Guiados pelo tema A Casa Viva, 73 profissionais projetam 54 espaços que acolhem o público. O foco neste ano foi a valorização da cultura e da arte cearense, do morar, das experiências e também da relação entre ambiente, natureza e pessoas.

Em 2019, o tema Planeta Casa se encontra com a arquitetura e o paisagismo da casa que recebe a mostra. Com 10.000 m², o imóvel de 1969 foi projetado pelo arquiteto carioca Acácio Gil Borsoi e conta com um jardim assinado por Roberto Burle Marx, contemplando um conjunto de plantas e lagos concebidos por um dos maiores paisagistas do século XX.

CONCEITO

A Cozinha Dona Benta é inspirada no resgate de elementos naturais, fazendo uma releitura das bancadas de cozinhas tradicionais, com espaços integrados. A harmonia é essencial para receber convidados. Os tons mais escuros e terrosos, unificados com estruturas metálicas, tornaram o espaço moderno e arrojado, indo além da funcionalidade. Os detalhes remetem ao passado, às emoções vividas através dos sentidos. Na identidade olfativa do ambiente, a baunilha desperta as memórias do bolo da vovó. O regionalismo é sentido na textura das panelas de barro e nas luminárias feitas com matérias-primas cearenses, que evidencia a personalidade forte da cultura local.

Projeto que mais se destacou na Casacor Ceará, escolha do público como melhor ambiente.

COMPARTILHE

Você também pode gostar

Veja mais

Acesso municipal 9195 – BR 386, 760
Bairro Rural - Nova Boa Vista - RS
CEP 99580-000

(54) 3514-1150
Seg a Sex
7h30 às 11h45 I 13h00 às 17h30

LINKS

Sobre

Lojas

Seja um Lojista

Catálogo

Revista Virtual

Cores

Blog

Contato

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.