Closet

O closet não é mais um ambiente de luxo, destinado a poucas pessoas. Ele vem tomando espaço em muitos lares. O Closet é um espaço construído junto ao quarto, onde as paredes são armários elaborados e planejados sob medida para aumentar a praticidade. Por ser mais amplo que o guarda-roupa, ele também ajuda a melhorar a organização da casa. Ele é o sonho de consumo de muitas mulheres. E de muitos homens também! Não há nada melhor que ver seu sapatos, roupas e acessórios todos organizados. E quanto mais espaço, melhor. Mas como nem todo mundo tem espaço sobrando dentro de casa, é preciso projetar bem esse ambiente.

Camila Raquel Rosin, Designer da Boa Vista Planejados, conversou conosco e nos deu muitas dicas do que não pode faltar em um Closet, vantagens e dicas de como organizar roupas, calçados e acessórios.

Segundo Camila “uma das principais vantagens de se ter um closet, é ter um lugar exclusivo para organizar roupas e acessórios, deixando o quarto reservado para se tornar um ambiente apenas para dormir, torando-o mais clean e aconchegante. Quando se retira o armário do quarto, teremos bem definido um ambiente para dormir, e o closet será um espaço exclusivo para se vestir. Isso garante privacidade e não perturba o sono do companheiro.”

Normalmente o closet fica integrado ao banheiro e ao quarto, num espaço reduzido. Segundo Camila, “é essencial pensar muito bem no projeto com gavetas, prateleiras, nichos e espaços que atendam a todas as suas necessidades e mantenham o ambiente organizado para comportar todos os pertences, sejam roupas, sapatos, acessórios e maquiagens.

Ao falarmos em organização, devemos pensar desde as pequenas peças até as malas. Hoje as soluções para organização em closets são bem diversificadas, além do estilo, que vai dos closets tradicionais em MDF, com prateleiras e cabideiros, até closets com estruturas metálicas com gavetas organizadoras de diversos acabamento (aramadas, couro, MDF), porta joias, calceiros, entre outros.

Camila nos deu algumas dicas de como manter seu closet organizado, seguindo alguns passos:

Priorize o que você usa e deixe essas peças em fácil acesso.

A cada troca de estação tire um tempo para ver o que você está usando. As peças que você já não usa, separe o que pode ser doado e o que deve ser descartado. Assim você terá mais espaço.

Alguns itens para organizar seu espaço no closet também não podem faltar como:

Prateleiras: As prateleiras sem dúvidas são as mais usadas no closet, pois deixam as peças dobradas de forma igual, à mostra e facilitam na hora da escolha, uma dica é organizar as roupas mais usadas na altura do olhar, nas mais altas e inferiores coloque objetos que são pouco usados.

Cabides: Os cabides são ótimos para quem prefere ter a roupa amostra e sem amassar.

Gavetas: Excelentes para guardar peças de pequeno porte.

Maleiro: O maleiro é um vão maior que fica na parte superior do móvel, e é normalmente de difícil acesso, porém você pode utilizar para guardar peças de cama e banho ou até mesmo roupas de menos uso, como roupas que não são da estação.

Organizadores ou caixas: Facilitam muito a vida e hoje existem opções de todo tipo, para peças diversas. Além das caixas e cestinhas, que são ótimas para organizar peças íntimas, cintos biquínis, meias e lenços, pode usar caixas transparentes que facilitam a visualização das peças ou até mesmo usar etiquetas com a descrição dos itens guardados.

Prateleiras com corrediças: São excelentes para guardar sapatos, normalmente as sapateiras ficam em um espaço mais reservado e não junto das roupas.

Além da organização o design e a decoração também são pontos importantes, pois eles irão deixar seu closet aconchegante e bonito, transmitindo a sua personalidade ao ambiente. Apesar de ser um ambiente íntimo, onde provavelmente somente as pessoas da casa irão entrar, é importante que ele seja agradável a você. Para a Design Camila Raquel Rosin alguns detalhes não podem faltar para que o closet fique completo.

“A iluminação é o ponto de partida para um closet, pois ajuda a não confundir as cores das roupas. Um ponto de luz central é o ideal para termos um ambiente claro, além de outros focos direcionados para pontos específicos, evitando a projeção de sombras. O espelho é umas das peças fundamentais.Ter um espelho para se ver de corpo inteiro é essencial para escolher a roupa perfeita. O espelho também ajuda a dar a sensação de maior profundidade ao espaço. Para quem tiver espaço, um Puff de apoio vai ajudar na hora de provar sapatos ou de separar as peças escolhidas. Ter uma janela no closet é muito importante para manter as roupas ventiladas evitando assim o mofo. Outro detalhe que dá um charme a mais em seu closet é o tapete, pois torna o ambiente mais confortável para a pele.

Para você que tem ou que sonha em ter seu closet, esperamos que essas dicas tenham lhe ajudado.

Orçamento Solicite seu orçamento