Em pleno ano de 2023, falar em ferramentas de comunicação online não deveria ser uma novidade, ainda mais para quem trabalha com vendas, porém, o medo de parecer “chato” não nos permite ser constantes e a constância é uma virtude de grandes vendedores.
Quando falamos em marketing digital, canais de comunicação e até mesmo em fidelização de clientes, parece que estamos querendo revolucionar o mundo com novas e diferentes ferramentas e esta percepção nos afasta da essência da venda – o vínculo pessoal. A venda de móveis planejados requer um processo de longa duração, ou seja, o cliente tem diversas interações com o vendedor tornando-se íntimo, mas será que sabemos aproveitar este proximidade?
Com diversas mudanças ocorridas nos últimos anos, percebemos uma crescente de compra e busca dos clientes em ambientes virtuais – dos mais variados produtos e serviços – e por mais que a venda de móveis planejados exija contatos e interações pessoais, o uso destas ferramentas na prospecção e principalmente no relacionamento tem gerado excelentes resultados ao nosso segmento.
Não estamos falando de recursos complexos, mas de uma rotina que nos permita uma aproximação mais rápida e constante fazendo com que o cliente se lembre da necessidade de novas compras ou até mesmo da importância ajustes e transformações menores.
Mas para que isso aconteça, é importante criar uma agenda (gerenciada por um CRM, ou não) para não esquecer de nenhuma oportunidade de se fazer presente. Agora, se você ainda não entendeu o que podemos fazer, segue uma lista de sugestões para trabalhar em aplicativos de mensagens e até mesmo em redes sociais:
– Aniversário: Não envie um cartão de aniversário pois passa uma sensação muito fria. Escreva uma mensagem pronunciando o nome do cliente, tornando o contato muito mais íntimo e agradável;
– Dicas de Arquitetura: Sugestões de decoração e ambientação de espaço sempre rendem curiosidade e gratidão. Fazer isso é muito simples e tem um grande significado.
– Novidades e lançamentos: Não apenas mostrando novos produtos mas apresentando tendências para os próximos anos, isso estimula e muito o desejo de renovação de espaços podendo gerar bons retornos.
– Aniversário de compra: Não estamos pensando em enviar bolo e balões, mas saber do cliente se ele tem alguma necessidade de manutenção ou até mesmo complemento para o projeto atual. Este estímulo gera venda principalmente pela falta de tempo e conhecimento do cliente para “concertar aquela corrediça que está incomodando”.
– Encontros virtuais: Chame um “personal organizer” para uma palestra online produtiva e libere vagas para amigos dos seus clientes aumentando assim sua captação e fazendo com que mais pessoas tenham a possibilidade de lhe conhecer. Depois do encontro, contate individualmente a todos para colher um “feedback”.
Perceba que são ações simples com objetivo de vender mas sem tornar o contato chato ou pegajoso. Nosso maior interesse é ser lembrado e estimular o desejo dos clientes para novos negócios ou para indicação de amigos.
A poucos dias ouvi a seguinte frase: “Nem sabia que existia, mas agora que eu soube, estou louco para comprar!”. Saia da vala comum de vendas e crie oportunidades com ferramentas de fácil utilização, torne-se a primeira lembrança no inconsciente do seus cliente.
Não existem limites para fazer algo inovador e quando estiver na dúvida…#naduvidaouse!
Texto : Luis Henrique Roman – https://instagram.com/naduvidaouse?igshid=YmMyMTA2M2Y=