Já está logo ali

BLOG

Toda mudança requer tempo. Planeje!

Não sei se você concorda mas o tempo tem passado rápido demais e às vezes temos a impressão de que pouco conseguimos fazer! Parece que os dias estão curtos e que, em um piscar de olhos mais uma semana findou. Tudo fica ainda mais confuso quando este período do ano chega pois, sazonalmente, é mais trabalhoso no que diz respeito à venda, entrega e montagem.

Ausência ou excesso de vendas. Aumento ou diminuição de equipe. Prestação de serviço aumentando ou diminuindo. A verdade é que não importa qual seu status atual, sendo positivo ou negativo, ele é sempre uma excelente desculpa para procrastinar o planejamento estratégico da empresa – mesmo sabendo que o momento atual é o reflexo da falta ou distorção de planejamento no passado.

Certa vez, um psicólogo foi questionado sobre o momento certo de estabelecer mudanças, mais precisamente foi questionado sobre a importância de defini-las no início de cada ano. Sua inesperada resposta foi: Se o início do ano fosse o momento adequado para iniciar ciclos, todas as crianças nasceriam no dia primeiro de janeiro. Uma resposta irônica mas cercada de verdade tanto para questões pessoais quanto profissionais. Porque esperar para mudar, ou para tomar decisões?

Não importa o tamanho da sua empresa, planejamento é fundamental a partir do momento que se leva em consideração o tempo de resposta para cada ação tomada. Já somos “grandes” o suficiente para entender que a urgência é um indício claro de que, no tempo certo, fomos incapazes de agir. Como exemplo diário disso, tomemos como base a oscilação de resultados de uma loja de planejados muitas vezes impulsionada pelo foco absoluto na venda, sem a prospecção de contatos necessária para o mês seguinte, dentre outros exemplos didáticos que poderíamos utilizar.

Ficou claro que planejar é importante, mas por onde começar? Comece se questionando sobre tudo que lhe incomoda atualmente, seja nos processos ou nos resultados. Observe com franqueza e racionalidade os problemas que sua empresa possui e o quanto lhe prejudicam no resultado final (resultado não é apenas dinheiro, mas satisfação, perenidade, resultado dentre outros). Faça uma avaliação de problemas ou potenciais problemas para iniciar o processo. Um bom planejamento precisa de consciência e não apenas de desejo, comece organizando a casa para depois focar em aumento de resultados.

Descubra o que seu cliente realmente deseja – e não o que você quer entregar – a final de contas sua satisfação é o principal objetivo da empresa. Faça isso pessoalmente e com toda a humildade necessária para ouvir atenciosamente suas percepções – você vai se surpreender com o prazer que as pessoas terão em lhe ajudar. Com esta informação, revise as observações percebidas sobre a situação atual do seu negócio fazendo um cruzamento dos resultados, obtendo assim um indicador de importância e urgência.

Somos acostumados a projetar crescimento e desenvolvimento mas precisamos, com racionalidade, corrigir pequenas falhas que podem se tornar problemas futuros. Chegar ao final do rio é satisfatório, mas sem concertar os furos da canoa, com certeza você ficará pelo caminho ou fará um esforço muito maior que não lhe permitirá aproveitar a chegada. Parece conservador demais, mas é a uma realidade difícil de digerir.

Agora sim, pense em seus objetivos de médio e longo prazo. Crie projeções futuras pensando em crescimento e resultados, faça uma lista de sonhos e desejos – por mais impossíveis que pareçam. Projete chegar o mais longe possível, dentro da realidade, mas não crie limites baseados em outras empresas semelhantes à sua. Para isso, observe outros mercados e compreenda as estratégias que podem ser adaptadas ao seu negócio evitando prender-se a uma bolha limitada.

Organize o tempo pois ele é um grande adversário. Faça estimativas antecipadas prevendo até mesmo possíveis tropeços ao longo do caminho. Lembre-se que determinados resultados demandam tempo, ou seja, quanto mais demorar para iniciar, mais longe fica seu resultado (se um novo colaborador demanda 90 dias para começar a produzir, não adianta contratá-lo esperando resultado imediato. Isso é ilusão).

Escrito, analisado e desenhado, permita-se revisar constantemente o andamento de suas ações para que qualquer perda possa ser reparada de imediato. Permita-se errar e acertar, permita-se sair da inércia em que está e quando a dúvida surgir, #naduvidaouse!

Texto: Luis Henrique Roman | https://www.instagram.com/naduvidaouse/
Formado em Administração
Pós Graduado em Marketing Estratégico e Vendas
Pós Graduado em Psicologia do Consumo
20 anos de experiência em treinamento e consultoria no segmento moveleiro atuando em todo o território nacional.



Veja mais textos como este em

Gestão de Equipes e Projetos – A base da excelência

Entre um cafezinho e outro – Transforme seu tempo ocioso em negócios!

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Você também pode gostar

Veja mais
Dicas

Seja bem-vindo, inverno!

Assim como a natureza se transforma, os ambientes da nossa casa ou escritório também ganham um toque de charme e conforto para o inverno. Nossa

LEIA +

Acesso municipal 9195 – BR 386, 760
Bairro Rural - Nova Boa Vista - RS
CEP 99580-000

(54) 3514-1150
Seg a Sex
7h30 às 11h45 I 13h00 às 17h30

LINKS

Sobre

Lojas

Seja um Lojista

Catálogo

Revista Virtual

Cores

Blog

Contato

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.