Quais dados e números são importantes para o lojista monitorar e como os elencar?

BLOG

Atualmente, a informação é algo que todos possuem na palma da mão e no momento em que a desejarem. Somos constantemente influenciados e municiados com várias formas e tipos de dados, seja de qual for a origem ou finalidade.

Em uma loja de móveis planejados essa realidade não é diferente, precisa ser muito bem analisada e tratada para que seja uma forte ferramenta de auxílio na busca do maior objetivo:  A VENDA!

Controle de compras, estoques, carteira de clientes, produtos em exposição, análise das vendas e gerenciamento de equipe são alguns dos dados importantes e que devem ser controlados.

Uma análise cautelosa de tudo que é comprado torna a formatação do preço de venda muito mais praticável e saudável para uma instituição. O administrador ou o profissional responsável por este departamento, deve considerar a relação qualidade e preço dos produtos adquiridos que irão compor a entrega final do produto. Ferragens, acessórios, componentes eletrônicos e materiais elétricos são alguns dos exemplos que estão no cotidiano das lojas.

Controlar o estoque é primordial para uma loja apurar o seu movimento de entrada e saída de mercadorias pois assim, consegue administrar a demanda que o mercado tem sobre o seu produto, desvios eventuais e também sobre o lucro líquido obtido no final de cada mês. Um estoque controlado é certeza da quantidade correta de itens para que a loja possa fluir de acordo com a procura do mercado, diminuindo ao máximo os riscos de prejuízos com estoque parado.

Observar a carteira de clientes permite descobrir realidades distintas que precisam ser trabalhadas para corrigir possíveis deficiências da área comercial. A saúde de um negócio é reflexo dos seus atuais clientes. Por ser o maior patrimônio da empresa, analisar o comportamento dos consumidores e definir seu perfil de compra, permite avaliar se a capacidade de compra de cada um está sendo explorada ao máximo ou não e, se não, o que se pode fazer para vender mais e melhor.

O objetivo de qualquer loja é gerar lucro através das vendas. Isto é ainda mais primordial para lojas de móveis planejados onde o envolvimento com cada negociação é maior que nas vendas de móveis soltos. Os compradores são influenciados diretamente pela exposição de produtos nas lojas, entendendo que a maior parte das decisões de compra são realizadas na loja durante o briefing e apresentação dos mostruários – já que a “poluição digital” confunde demais os pensamentos e desejos dos consumidores -. A impressão que nossos clientes tiverem dos produtos em exposição se reflete na decisão sobre a compra.

Depois de fechada a venda, é importante que seja feita também a análise da mesma. Esta tarefa é um processo que busca entender os resultados do negócio em um determinado período de tempo, tendo por objetivo encontrar pontos de melhoria afim de potencializar as estratégias comerciais de acordo com o momento de cada negócio.

E para que se tenha tudo isto, é fundamental uma equipe forte e focada. Compartilhe com seus colaboradores a missão, visão e valores da sua empresa, promova o diálogo e estimule o uso da criatividade. Procure entender a habilidade de cada colaborador com uma comunicação efetiva, fornecendo feedbacks das ações e, o principal, seja um exemplo para todos dentro da empresa.

Não seja o dono do seu negócio, seja o gestor e melhor colega de todos os seus colaboradores. Veja sua empresa como uma pirâmide, onde você até pode estar no topo dela enquanto todos estão fazendo parte da base, porém, isso não te torna o melhor, pois uma pirâmide invertida jamais ficará em pé, apenas com uma base sólida é que se pode crescer o seu tamanho.

Texto: Fernando Stello Júnior – https://www.instagram.com/fernandostellojunior/

COMPARTILHE

Você também pode gostar

Veja mais
Dicas

Já está logo ali

Toda mudança requer tempo. Planeje! Não sei se você concorda mas o tempo tem passado rápido demais e às vezes temos a impressão de que

LEIA +

Acesso municipal 9195 – BR 386, 760
Bairro Rural - Nova Boa Vista - RS
CEP 99580-000

(54) 3514-1150
Seg a Sex
7h30 às 11h45 I 13h00 às 17h30

LINKS

Sobre

Lojas

Seja um Lojista

Catálogo

Revista Virtual

Cores

Blog

Contato

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.